Descrição do Produto
É preciso conhecimento para investir e colocar seu dinheiro para trabalhar pra você, por isso, o curso INTRODUÇÃO AO MERCADO DE AÇÕES, lhe dará as noções básicas sobre a operação na bolsa de valores.
Com estas informações você poderá ter uma renda extra e até ser um investidor de sucesso.
Click na Figura abaixo
A definição de ações:
De forma clara e simples, ações são uma participação na propriedade de uma empresa. Ações representam um direito sobre os ativos e lucros da empresa. A medida que você adquirir mais ações, sua participação acionária na empresa torna-se maior.
Sendo um proprietário:
Deter ações de uma empresa significa que você é um dos muitos proprietários (acionistas) de uma empresa e, como tal, você tem um direito (embora geralmente muito pequeno) sobre tudo o que a empresa possui. Sim, isso significa que, tecnicamente, você possui uma pequena porção de cada peça de mobiliário, cada marca, e todos os contratos da empresa. Como um proprietário, você tem direito a sua parte dos lucros da empresa, bem como quaisquer direitos de voto inerentes às ações.
Uma ação é representada por um certificado de ações. Este é um documento de papel que é prova de sua propriedade. Na era atual do computador, você não vai realmente ver este documento porque sua corretora mantém esses registros eletronicamente. Isto é feito para tornar mais fáceis as transações envolvendo ações. No passado, quando uma pessoa queria vender suas ações, essa pessoa levava fisicamente os certificados até a corretora. Agora, a negociação é com um clique do mouse ou um telefonema, o que torna a vida mais fácil para todos.
Ser acionista de uma empresa com capital aberto, não significa que você tem que saber o que dizer na gestão do dia-a-dia do negócio. Em vez disso, a palavra que você tem na empresa é um voto por ação em reuniões anuais para eleger o Conselho de Administração. Por exemplo, ser acionista da Microsoft não significa que você pode ligar para Bill Gates e lhe dizer como você acha que a empresa deve ser administrada. Na mesma linha de pensamento, sendo acionista da PETR4 - Petrobras não significa que você pode ir no posto de gasolina e abastecer o carro gratuitamente.
A gestão da empresa deve almejar o aumento do valor da empresa para os acionistas. Se isso não acontecer, os acionistas podem votar para trocarem a gestão, pelo menos em teoria. Na realidade, os investidores individuais, como você e eu, não possuem ações suficientes para ter uma influência significativa sobre a empresa. É realmente os grandes players ou ricaços, como os investidores de grandes corporações e empresários bilionários que tomam as decisões.
Para os pequenos acionistas, não ser capaz de gerir a empresa não é importante. Afinal de contas, a idéia não é que o dinheiro trabalhe por você? A importância de ser um acionista é que você tem direito a uma parte dos lucros da empresa e ativos. Os lucros são às vezes pagos na forma de dividendos. Quanto mais ações você possui, maior a parcela dos lucros que se obtém. Seu direito sobre os ativos (no caso de ter ações preferenciais) só é relevante se uma empresa vai à falência. Em caso de liquidação, você vai receber o que sobrou depois de todos os credores serem pagos. Este último ponto vale a pena repetir: a importância da participação acionária é a sua parte sobre os ativos e lucros.
Outra característica extremamente importante das ações é a sua responsabilidade limitada, o que significa que, como proprietário de uma ação, você não é pessoalmente responsável se a empresa não é capaz de pagar suas dívidas. Existem outras formas de organização societária, não é nosso caso, que se a empresa vai à falência, os credores podem vir atrás dos sócios (acionistas) e fazê-los vender casa, carro, móveis, etc. Possuir ações de empresas na bolsa significa que, não importa o que aconteça, o valor máximo que você pode perder é o valor do seu investimento. Mesmo que uma empresa da qual você é um acionista vá à falência, você nunca pode perder seus bens pessoais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário